Siga nossas redes

Brasil

MDS e Ministério da Saúde são apresentados a programa do Piauí para implantação nacional

Published

on

Saúde em sintonia com a área social foi o eixo da audiência entre o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, nesta quarta-feira (17). O Programa Saúde Digital tem como objetivo facilitar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com um modelo que terá o estado do Piauí como piloto, o Saúde Digital foi iniciado na cidade de Piripiri (PI). “A partir de uma tecnologia avançada que integra atenção básica com média complexidade e parte da alta complexidade, o programa garante, a custo sustentável, pelo modelo SUS, uma melhor capacidade de atendimento à população. Eu diria acabar com as filas, por exemplo. Situação que o Brasil vive de forma crônica”, aponta o ministro.

O Saúde Digital é uma ação pioneira no Brasil, que tem como foco transpor as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para ampliar a oferta de serviços e informações em saúde à população. É um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.

Wellington destaca ainda o indicativo de parceria interministerial. “A ministra se dispôs a ter o acompanhamento do Ministério da Saúde, uma equipe técnica na perspectiva de, se aprovado, validar esse sistema para ser um piloto no Piauí e, a partir dele, para o Brasil”.

Advertisement
Anuncio Lateral

“Convidei a ministra para participar e conhecer o nosso projeto de telessaúde, então, toda a equipe vai verificar se nosso modelo de fato representa essa revolução como nós estamos anunciando há muito tempo, melhorando a qualidade do atendimento dos lugares mais distantes de todo o estado do Piauí”, acrescenta o governador Rafael Fonteles.