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Ranking avalia desempenho de marcas brasileiras em produtos com pegada social

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Guia MOL de Produtos Sociais visa expandir proposta de consumo consciente que beneficia organizações, marcas e consumidores

A responsabilidade social é cada vez mais exigida pelos consumidores no momento da aquisição de produtos. Atentos aos valores e ações das empresas, eles selecionam marcas norteadas por princípios que vão além do lucro. De acordo com um estudo conduzido pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar produtos que tenham impacto socioambiental positivo. Nesse contexto, os produtos sociais, chamados de produtos compre-e-doe, ganham espaço ao promoverem a generosidade e auxiliarem ONGs.

Para mostrar a inserção dos produtos sociais no mercado nacional, o Instituto MOL, frente do terceiro setor do Grupo MOL, que incentiva a cultura de doação no país, lançou seu primeiro Guia MOL de Produtos Sociais 2021-2022, uma publicação inédita que avalia 50 produtos sociais, de marcas como Amazon, Amaro, Ambev e Natura. O guia, que pode ser baixado gratuitamente, identifica os pontos fortes e desafios na apresentação da proposta de doação dos produtos sociais, no atendimento às dúvidas dos consumidores e na disponibilização de prestação de contas.

Com a bagagem adquirida pela Editora MOL, referência em produtos socioeditoriais – que já doou mais de R$ 50 milhões para mais de 170 ONGs -, o guia foi desenvolvido para popularizar a prática e o envolvimento das marcas, incentivar cada vez mais o consumo consciente e oferecer mais uma forma de captação para ONGs.

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O que é um Produto Social

É aquele cuja venda gera doação para organizações da sociedade civil e fortalece uma determinada causa. Pode ser a doação de parte do lucro arrecadado com um item criado especialmente para esse fim, um percentual da venda de produtos comuns que é destinado a uma organização, uma transação que gera doação, a comercialização de um produto feito por uma ONG, entre outras soluções.

Ele mantém a característica de ser lucrativo, seja em cifras, seja em imagem positiva para as marcas, mas deve ter a cadeia de produção ambientalmente correta, socialmente justa, respeitando fornecedores, produtores, instituições e consumidores, economicamente viável e culturalmente diversa.

Experiência humanizada e fortalecimento de marcas

Ao se aliarem a causas, as empresas diversificam o público doador, abrem portas para o engajamento de consumidores de perfis variados e divulgam o trabalho das ONGs. Por outro lado, criam mais uma razão para se diferenciar da concorrência, fidelizar o cliente e adicionar uma experiência humanizada à compra. Para isso, devem considerar o impacto positivo também no processo de venda e pós-venda.

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A venda de um produto social deve ter clareza sobre a causa que está sendo apoiada, criar renda, valorizar o comércio justo, democratizar acessos e engajar pessoas. No pós-venda, a prestação de contas é fundamental. Uma comunicação transparente sobre resultados convida o consumidor a contribuir em outra oportunidade.

Avaliação

Para produzir o Guia MOL de Produtos Sociais 2021-2022, o Instituto MOL fez uma vasta pesquisa de produtos sociais comercializados entre janeiro de 2020 e julho de 2021, e selecionou 50 marcas para avaliar quatro áreas: proposta de doação, apresentação, prestação de contas e atendimento às dúvidas. Com base neles, foram atribuídas classificações que vão de 1 a 5 estrelas, sendo 5 estrelas a pontuação máxima.

“Esta é uma iniciativa para ajudar as marcas na adoção de produtos sociais em seu catálogo, mostrando boas práticas e pontos que precisam ser melhorados para gerar um impacto social mais efetivo. Queremos construir um Brasil mais doador e as empresas têm papel fundamental tanto para uma contribuição direta quanto na mobilização de seus consumidores”, destaca Vanessa Henriques, gerente executiva do Instituto MOL.

Destaques

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Entre os produtos que mais se destacaram, está a água mineral AMA, comercializada em garrafas e latas de 350 ml, 500 ml e 1,5 L pela Ambev e com preço sugerido de R$ 1,79. O produto tem 100% do lucro revertido para projetos sociais que promovem acesso à água potável no país. O Instituto MOL avaliou a água mineral com cinco estrelas devido ao site claro e informativo, aos dados sobre a causa, à prestação de contas pública e detalhada. Somam-se a isso a facilidade de encontrar a água mineral em inúmeros estabelecimentos e o fato de despertar atenção pela simplicidade e necessidade. Ainda de acordo com o guia, desde 2017 as vendas da água mineral AMA geraram um investimento de R$ 5,7 milhões em 76 projetos que beneficiaram 339 mil pessoas.

Outro produto avaliado com cinco estrelas fez parte do projeto “Veja Doe com Amor”, criado pela Veja – marca de produtos de limpeza – para valorizar as trabalhadoras domésticas, dando visibilidade aos desafios enfrentados por elas e apoiando a qualificação dessas profissionais. Entre outubro de 2020 e março de 2021, foi comercializada uma edição especial do produto Veja Multiuso e destinado 100% do lucro para a organização THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, que atua na defesa e promoção dos direitos das mulheres e que tem parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

O produto gerou mais de R$ 189 mil em doações, utilizados para compra de cartões de alimentação e recarga de crédito no celular pré-pago para trabalhadoras domésticas em dez municípios do país que estavam em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de Covid-19. Todos os resultados foram detalhados pela marca em seu site.

Sobre o Instituto MOL

O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil criada para incentivar a cultura de doação no Brasil. Nascemos da iniciativa dos fundadores da premiada Editora MOL, em 2020, e hoje somos o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos mais altos ao contribuir para o impulsionamento da causa das causas: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento. Um dos projetos do Instituto é o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa!, que traz conversas necessárias sobre cultura de doação, filantropia e responsabilidade social. Os empreendedores sociais e sócios do Grupo MOL Roberta Faria e Artur Louback recebem convidados inspiradores, comentam notícias, analisam números de pesquisas e compartilham ideias criativas para fazer boas ações. Saiba mais emhttps://institutomol.org.br/

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