O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dialoga com os 223 municípios sobre interiorização da saúde no IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontece em Campina Grande até esta sexta-feira (11), e tem como tema “O SUS que Queremos: Dialogando Por Uma Saúde Resolutiva e Acessível”. Na agenda desta quarta (9), entre outras autoridades, estiveram presentes gestores municipais de saúde, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), representante do Ministério Público, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino.
O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, participou da mesa de abertura e em sua fala destacou a importância do evento e do diálogo com os secretários municipais para avançar cada vez mais na regionalização da saúde no estado. O gestor pontuou os projetos encabeçados pela SES, em especial o Vacina Mais Paraíba, que, com a parceria dos municípios, trabalha para melhorar os índices de cobertura vacinal no estado. Outro ponto lembrado pelo secretário foram os programas Opera Paraíba e Coração Paraibano, que estão descentralizando ações de média e alta complexidade, alcançando todas as regiões do estado.
“A SES não tem como fazer saúde pública sozinha. É fundamental a nossa parceria com os municípios para que a possamos fortalecer a construção desse projeto de regionalização da saúde. Com o Vacina Mais conseguimos ser o primeiro estado a atingir a meta de vacinação contra a poliomielite. Já o Programa Coração Paraibano alcançou mais de 80% da meta anual de procedimentos em cinco meses de funcionamento. Destaco também o Opera Paraíba que em 2023 já realizou mais de 23 mil cirurgias eletivas. Além de novos projetos que vamos viabilizar como a construção de Policlínicas nas três macrorregiões do estado”, destacou.
A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, reforçou que sem integração e compartilhamento o SUS não consegue avançar. Ela pontuou sobre a importância da união entre estado e municípios para uma saúde pública da Paraíba mais resolutiva e acessível a toda a população. “Nós temos uma missão a cumprir. Por isso sempre prezo pela união, por compartilhar com todos os municípios nossas conquistas e nossas dores. Só assim conseguimos fazer uma saúde pública melhor”, frisou.
O primeiro dia do congresso teve continuidade com a participação da Gerência Operacional de Atenção Primária em Saúde da SES falando sobre as potencialidades e os desafios para uma Atenção Primária em Saúde (APS) resolutiva. Na apresentação, foram apresentadas as estratégias para o fortalecimento das APS na Paraíba, como o Telenordeste, projeto do Proadi/SUS, que viabiliza teleconsultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio da conexão entre teleconsultores especialistas de hospitais de referência no Brasil, equipes de saúde da família e pacientes dos territórios em um mesmo ambiente virtual.
Além da participação de debates, a SES conta com um espaço para mostrar os serviços, projetos e ações de saúde realizadas em todos os 223 municípios da Paraíba. O IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba continua até sexta-feira com mesas temáticas, exposição e diálogo no âmbito da saúde pública.