Published
2 anos agoon
Fundador e CEO da Rupee, plataforma que agiliza tarefas fiscais, tributárias e contábeis, explica os benefícios da assinatura eletrônica nas rotinas de trabalho
Seguro, prático e rápido, o processo de assinatura digital de documentos veio para ficar. Essa tendência se fortaleceu durante a pandemia e traz grandes vantagens para as empresas, uma vez que dispensa o papel, vale tanto quanto uma assinatura física e ainda torna a gestão de documentos mais eficiente e ambientalmente mais sustentável.
“Com a adoção das assinaturas digitais, podemos agilizar documentações que precisam ser assinadas por mais de uma pessoa. Além disso, ao dispensar o uso do papel, pode-se arquivar tudo diretamente no servidor ou nuvem, o que conhecemos como tecnologia cloud, que aumenta a segurança das informações e também possibilita uma organização mais eficiente para o trabalho”, explica Guilherme Baumworcel, CEO da Rupee, plataforma de tecnologia que gerencia e agiliza tarefas fiscais, tributárias e contábeis.
Além de agilidade, outra característica interessante das assinaturas digitais é o seu caráter tridimensional. Elas incorporam camadas de informação, indicando quem assinou o quê, quando, onde e como, reduzindo assim o risco de fraudes, já que, por meio de uma auditoria, pode-se obter uma trilha segura de metadados, com todas as informações do documento.
“Quase como uma impressão digital, esse tipo de assinatura é uma mensagem codificada única, que permite a vinculação do documento ao assinante e total integridade dos dados, garantindo às empresas muita segurança nos processos contratuais “, ressalta o CEO. Para isso, é necessário um certificado digital, que assegure a segurança das informações e a autenticidade dos assinantes.
Ao observar a importância dessa tecnologia, Guilherme aproveitou a parceria da Rupee com a Tezos, empresa global de blockchain que patrocina a McLaren, a RBR na Fórmula 1 e o Manchester United no futebol, para criar uma solução de assinatura digital baseada em blockchain e em smart contracts. “Essa inovação é mais uma solução do grupo Rupee, grande avanço para enfrentar as burocracias cotidianas, significa a utilização da tecnologia de ponta que pertence a web3, verde, ESG e de vanguarda”, afirma o CEO.
Outra vantagem é que, com a praticidade de poder ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, pelo celular, notebook ou tablet, as assinaturas digitais dispensam não só o papel, como também taxas de envio dos documentos, o reconhecimento de firmas e a gestão de papeladas. “Tudo isso traz agilidade e diminui burocracia, otimizando o tempo das áreas de gerenciamento jurídico, contábil, fiscal, compras, compliance, entre outras mais diversas áreas das empresas”, finaliza Baumworcel.
Sobre o Rupee
Fundada em 2018 por Guilherme Baumworcel, a Rupee nasceu com a missão de democratizar a gestão ágil, acabar com os processos burocráticos do setor e otimizar o tempo operacional. Com apenas cinco meses de operação, a startup atingiu o break even. Em 2021, a empresa cresceu 212%. Desde sua fundação, a Rupee dobra ou triplica o seu crescimento ano após ano, inclusive já está pré-operacional em Bahamas e na Inglaterra.
Rede sociais do PT da Paraíba são hackeadas
Avalara Expande no Brasil e Abre Vagas em Desenvolvimento de Software e Marketing
Prefeitura lança edital para Festival de Aplicativos Code e inscrições começam nesta quarta-feira
Evento mostra como a IA pode melhorar a qualidade da água
Desafiando o Ransomware: Estratégia do governo dos EUA como solução definitiva?
Com 75% dos talentos dispostos a deixar mercado em busca de salários em dólar, empresários de TI buscam formas de reter profissionais